domingo, 6 de dezembro de 2015

Leonardo no Esquenta

2 comentários:

  1. Pastor Eduardo,

    Primeiramente, P A R A B É N S pelo seu ministério.

    Sou adventista do sétimo dia, e me uni a esta igreja por ter a convicção de que nesta igreja estão presentes TODAS as doutrinas da bíblia.

    Pastor, como convertido, pela graça e misercordia de Deus, trago em minha Nova vida Cristã algumas marcas que são identificadas por mim como um Espinho na Carne, ao qual uma delas é a música. Sou musico, cantor, compositor e interprete. Era na verdade, pois hoje meu canto é apenas em direção ao céus, pois perdi o prazer de exaltar as coisas daqui de baixo, porém a música (falo completamente de música -melodia,, harmonia e ritmo-) é um instrumento furtivo para a fé que carrego. Me permita fazer uma pausa neste discurso para que eu lhe faça sentir o que venho através desta mensagem comunicar.

    Quando em 2007 inicie meu contato com o adventismo, me encantei pela forma com o qual a igreja louva, muito reverente, porém não me atraia pelo hinário, pois me baseava apenas no ritmo e cargas harmônicas que me trouxessem emoção, porém pedia a Deus que de alguma forma eu encontrasse prazer em louvar como Ele desejasse, e principalmente, da forma que Ele quisesse, e não do meu jeito. Sinceramente eu pedia a Deus que me ensinasse a adora-lo. A partir dai tive a oportunidade de conhecer os belos escritos de ellen white sobre o assunto, e vi ali a resposta de Deus para minha oração, e pastor, minha conversão se iniciou por ai.

    ResponderExcluir
  2. Pastor, para que não fiquem dúvidas, não tinha como profissão a de músico ou cantor, apenas me utilizava do prazer de cantar e tocar para ter outra fonte de renda, pois sempre trabalhei em outro ramo.

    Iniciei o meu contato com a música adventista pelo leonardo goncalves e tive a oportunidade de desfrutar de uma mensagem profunda e inspiradora pelo cantar deste rapaz, porém com o passar do tempo, depois de mais aprofundamentos espirituais, e muita oração pedindo a direção de Deus, ouvir as músicas do leo se tornaram para mim pedras de tropeço, pois me fazem acessar memórias de um passado que não gostaria mais de lembrar, tudo por causa do ritmo acentuado e desarmonias (harmonias e melodias não cristãs) que me levam para esses lugares em minha memória ao qual me refiro acima.

    Pastor, acessar lugares, ambientes e pessoas para que o evangelho seja pregado, principalmente o evangelho eterno (três anjos), ao qual nos foi comissionado esta missão, é indiscutível e inegociável, porém desprezar as orientações da bíblia e espírito de profecia quando a UTILIZAÇÃO dos quesitos harmonia, melodia e ritmo, tendo como, em grande parte o ritmo como destaque nos fazem pregar a palavras com "subornos" mentais ao qual a nossa igreja não indica, por conta de ser contrário daquilo que a bíblia e espírito de profecia indicam.
    Não me refiro a tudo com a intensão de que o leo fosse cantar um corinho da igreja, ou até mesmo um hino do hinário no Esquenta, mas se utilizar de recursos poliritmicos de distorção, nuances e síncopes é claro pra mim que não é plano de Deus para adoração.

    Pastor, eu oro bastante a Deus para que Ele me instrua quando a este assunto, e Deus tem me dado em doses homeopáticas as respostas, e uma delas foi: "Você está exagerando!". desde então deixei de falar e expor meu entendimento sobre o assunto.

    Entenda pastor Eduardo, não fujo deste assunto, apenas esta é uma área de minha vida espiritual que está confundida pela mudança que venho acompanhando que a igreja vem fazendo para evangelizar através da música. Em 2007 não era assim. Me assusto com isso.

    Caso, seja possível, gostaria de um estudo bíblico com o sr sobre o assunto, pois quero entender de uma vez por todas a posição da igreja e da bíblia quanto a isso.

    Me coloco a sua disposição para que possa ter a conscientização e edificação de minha vida espiritual.

    Conto com o sr.

    Fraternal abraço.

    Luiz Alves
    luiz@dakza.com.br

    Conclusão: Para que não restem dúvidas, meu entendimento é de que: A bíblia não recomenda que louvor seja a prioridade, mais a Palavra de Deus, pois é a palavra que converte, porém o louvor é parte decisiva na adoração.

    ResponderExcluir